anuncie Sup Fixo   anuncie Sup Fixo direito
 
 
Busca:  

Fale Conosco
 
     
TOPCINEPLEX
REGIÃO
Projeto de Educação no Trânsito orientou mais de mil crianças até agora

Implantado em meados de agosto, projeto já passou por quatro escolas municipais

 

Cinto de segurança, cadeirinha, faixa de pedestres, vagas destinadas a idosos ou deficientes, sinalização e limites de velocidade são alguns dos temas com os quais 1.300 crianças da Rede Municipal de Educação de Cosmópolis já estão familiarizadas.

Implantado em meados de agosto, o Projeto de Educação no Trânsito é desenvolvido pela Prefeitura, através de ação conjunta entre a Secretaria de Educação e o Departamento de Trânsito, e deve orientar todos os alunos da rede municipal, com a previsão de ser estendido futuramente também às escolas estaduais e particulares.

Até agora, já foram contempladas as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) “Felício Marmo”, “Alice de Campos Lapa”, “Vilma Zenaide Nolandi” e “Cecília Meireles”. As oficinas, que têm o objetivo de promover a conscientização dos alunos sobre a importância de obedecer às leis de trânsito, acontecem no pátio da EMEB “Cecília Meireles”, onde foram colocadas placas de trânsito e sinalização no chão, para receber, a cada dia, alunos de cada uma das escolas municipais.

Responsável pelo Departamento Municipal de Trânsito, Carlos Alberto Cavagnini ressalta que a conscientização dos jovens é uma questão de cidadania. “O objetivo do projeto, além de garantir que as crianças aprendam a se comportar no trânsito como pedestres, é formar futuros motoristas conscientes de que o respeito às leis é o que pode salvar vidas”, afirma. “Também esperamos que as crianças multipliquem esse conhecimento, inclusive exigindo dos pais uma conduta adequada no trânsito”, finaliza.

Sob a coordenação do guarda municipal Gerson Jorge da Silva e dos agentes de trânsito Marcos Vitório e Edcler Marcelo, que foram treinados para a realização da campanha junto aos alunos, as oficinas contam com recursos atrativos às crianças e aos adolescentes, como data show, vídeos e até um veículo artesanal.

O GM afirma que os alunos demonstram bastante interesse durante as explicações, fazendo relatos de situações pelas quais passaram e diversos questionamentos. “Esse retorno das crianças é essencial para o planejamento de todo trabalho realizado nas escolas”, afirma Silva.

 

Semana de Trânsito

 

A Semana Nacional de Trânsito, comemorada anualmente no período compreendido entre 18 e 25 de setembro, conforme artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), traz uma programação especial às crianças de Cosmópolis na tarde da próxima sexta-feira (24/09).

O Departamento de Trânsito vai levar para a Praça Rodrigo Octávio Langaard Menezes (‘Praça do Rodrigo’) as principais atividades que são desenvolvidas junto às escolas, abrindo para todo o público interessado.

Segundo Cavagnini, serão realizadas muitas brincadeiras com as crianças, além de um trajeto que será montado por toda a extensão da praça, para ilustrar, de forma prática e lúdica, as principais leis de trânsito vigentes no país.

VoltarVoltar
   
A1 regiao
                 
A11 Anuncie Aqui   A10
Todos os direitos reservados 2009 - 2017 - Desenvolvido por FreelancerPHP - Desenvolvimento de Sistemas WEB