anuncie Sup Fixo   anuncie Sup Fixo direito
 
 
Busca:  

Fale Conosco
 
     
TOPCINEPLEX
REGIÃO
A “ÓPERA DO MALANDRO” NESTA SEXTA-FEIRA EM COSMÓPOLIS

Dentro da proposta da Câmara Temática de Cultura da RMC, da realização de um Corredor Intermunicipal de Cultura, a Oficina de Teatro do Departamento de Teatro da Secretaria Municipal de Cultura  de Paulínia  apresenta nesta sexta, dia 24 de setembro, no Teatro da Escola Educador Paulo Freire, de Cosmópolis a comédia musical de Chico Buarque de Hollanda, “Ópera do Malandro”.  O espetáculo terá sessão única às 20h e a entrada é franca. A bilheteria abre uma hora antes do início do espetáculo, para a retirada dos convites.l

 

A “Ópera do Malandro” é uma  sátira do processo de modernização brasileiro, marcado pela colonização cultural imposta pelos grandes centros europeus e, principalmente, pelo imperialismo americano.

 

Ao fim da Segunda Grande Guerra Mundial o Brasil tupiniquim é o “quintal” dos países aliados.  O Getulismo e o latifúndio abrem, orgulhosos, as portas para o glamour do Chiclete, da Coca-Cola, do Nylon, os Cines da “Metro”. Filmes, revista, moda. O americanismo exerce a sua influência estética. E além da dimensão cultural, do mimetismo da moda, que também indicava a falta de raízes das elites, o “imperialismo ianque”  transforma o jeito de ser de nosso país. 

 

A invasão dessa idéia de “modernidade americana e européia” não permite mais espaço para a malandragem romântica.  O Malandro que vivia dos pequenos trambiques e do contrabando de perfumes, bebidas  e tabacos, no período de Guerra tem que dar lugar ao Empresário constituído. O informal cede espaço a Pessoa Jurídica.

 

A Ópera do Malandro mostra a tentativa de sobrevivência do malandro Sebastião Pinto (ou Max Overseas, como se denomina) neste período de transformação. E entre os interesses econômicos e políticos, as propinas e a corrupção no serviço público, tenta escapar de tais influências deslizando na ponta dos pés.

 

A “Ópera do Malandro” é uma montagem de uma das turmas do Departamento de Teatro da Secretaria Municipal de Cultura de Paulínia e tem Direção  Musical de  Rudah Silva, sob a Supervisão de Olavo Nascimento. Apoio Vocal de Dee Rodrigues. Apoio Técnico: Assistência de Direção de Daniela Fischer; Apoio Figurinos Laudy Marina e Ester Brito. Direção Geral: Benê Silva. No Elenco: Henrique Sattin; Flora Teixeira Alves; Michael Souza; Silviane de Oliveira; Raélk Barreiros, Robson Silva; Emerson Parente; Luis Gustavo Rogério; Lucas Zannes; Elias dos Santos; Thaís Moura Mirone; Karina Graciana; Marilha Vicente; Monique Loren; Vani Amorim; Emilaine Cruz; Jussara Marçal e Fernanda Galbiatti.

VoltarVoltar
   
A1 regiao
                 
A11 Anuncie Aqui   A10
Todos os direitos reservados 2009 - 2017 - Desenvolvido por FreelancerPHP - Desenvolvimento de Sistemas WEB