anuncie Sup Fixo   anuncie Sup Fixo direito
 
 
Busca:  

Fale Conosco
 
     
TOPCINEPLEX
REGIÃO
Governo de SP vai investir R$ 782 milhões nas barragens de Pedreira e Amparo; obra começa este ano

O governador de SP Geraldo Alckmin (PSDB) assinou nesta quarta-feira (7), em São Paulo, a autorização para o Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) construir as barragens de Pedreira (SP) e Duas Pontes, Amparo (SP). O investimento é de R$ 782 milhões nos dois reservatórios. O projeto é antigo e o início da obra era esperado para 2015. De acordo com o estado, a licitação deve começar ainda nesta semana.

Os munícipios beneficiados pela reserva hídrica ficam nos arredores da Bacia PCJ, que abrange os rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. A previsão do Daee é que os reservatórios estejam prontos no início de 2020. Juntas, as duas barragens terão mais de 13 quilômetros quadrados e capacidade para armazenar 85 milhões de metros cúbicos de água.

Atraso

Sobre o atraso na construção das duas barragens, o Daee informou que a obra não começou em 2015 porque o Governo Federal não liberou os recursos, previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A previsão inicial é que a construção terminasse em 2018.

O financiamento para a construção foi feito, então, pelo CAF-Banco de Desenvolvimento da América Latina, após a liberação do Governo Federal, que ocorreu nesta semana.

A previsão é que as obras comecem em setembro deste ano. Os imóveis que serão desapropriados para a construção já foram declarados de Utilidade Pública e o Daee já possui a Licença Ambiental Prévia, emitida pela Cetesb em 25 de agosto de 2016, de acordo com o governo estadual.

Capacidade dos reservatórios

O reservatório de Pedreira, no Rio Jaguari, será o primeiro a ser construído. Terá capacidade para armazenar 31,9 milhões de metros cúbicos de água em 4,3 quilômetros quadrados, com vazão regularizada de 8,5 mil l/s.

A barragem de Duas Pontes será construída no Rio Camanducaia, em Amparo, em uma área total de 8,8 quilômetros quadrados. Esse reservatório armazenará 53,4 milhões de metros cúbicos de água e terá vazão regularizada de 8,7 mil l/s.

De acordo com o governo do estado, Juntos, eles poderão abastecer mais de 5,5 milhões de pessoas em cidades das regiões de Campinas (SP) e Piracicaba (SP), e arredores. São elas: Amparo, Americana, Artur Nogueira, Campinas, Campo Limpo, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jaguariúna, Jundiaí, Limeira, Louveira, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Piracicaba, Sumaré, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo.

VoltarVoltar
   
A1 regiao
                 
A11 Anuncie Aqui   A10
Todos os direitos reservados 2009 - 2017 - Desenvolvido por FreelancerPHP - Desenvolvimento de Sistemas WEB